Dia Internacional da Língua Materna: qual o tema esse ano?

Dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna. A data é comemorada em todo o mundo e vários países – principalmente europeus – fazem celebrações, festas e eventos culturais em homenagem a este dia.

 

No Brasil, a data ainda não recebe um grande foco de atenção mas, qual a importância de se celebrar esse dia?

Qual a importância do Dia Internacional da Língua Materna?

O dia é celebrado para homenagear a diversidade linguística e cultural das nações. Hoje em dia, existem cerca de 7.000 idiomas falados em todo o mundo. Algumas dessas línguas são faladas por um enorme número de pessoas como o inglês, espanhol, mandarim e até mesmo o português e outras estão quase em extinção.
Essa variedade linguística demonstra uma grande diversidade cultural e cada idioma diz muito sobre a história, os costumes, a geografia e os hábitos de quem fala aquela língua. Essa variedade merece uma celebração e é uma forma de nos conscientizar sobre a importância da preservação de alguns idiomas e sobre a valorização da língua que falamos.

Qual o tema desse ano no Dia da Língua Materna?

O tema escolhido esse ano de 2019 no Dia Internacional da Língua Materna são as língua indígenas como um fator de desenvolvimento, paz e reconciliação.

 

Apesar do português ser o idioma oficial no Brasil, segundo o IBGE, há 274 línguas indígenas no nosso território. Muitas dessas línguas tem pouquíssimos falantes e precisam ser celebradas e mantidas vivas. Apesar de ser natural a morte de alguns idiomas, não podemos deixar de celebrar a riqueza cultural que a existência desses idiomas representam atualmente.

 

Quando tomamos consciência da enorme diversidade de idiomas que existem no mundo e até mesmo dentro do nosso próprio território, adquirimos, então, uma nova visão sobre a nossa realidade multicultural. E é por isso, que esse dia existe.

 

Para ler mais sobre idiomas, acesse nosso blog CourseFinders.

 

Nos siga no Facebook e no Twitter para ler mais sobre idiomas e viagens! Não perca nossas dicas!

Compare escolas de idioma em todo o mundo Veja preços dos cursos de idioma