Assistir filme em inglês com ou sem legenda?

Ver filmes é uma ótima forma de aprender inglês. Isso ocorre por diversos motivos mas, acima de tudo, o que mais associa o filme com o aprendizado é o fato de o cinema ser, para a maioria das pessoas, uma forma de diversão e fonte de lazer. É um fato que aprendemos melhor e com mais eficácia, tudo aquilo que aprendemos enquanto nos divertíamos e estávamos verdadeiramente envolvidos. Sendo assim, separe seus filmes preferidos ou escolha títulos inéditos que fazem parte do gênero cinematográfico que mais gosta e aproveite as férias para assistir tudo!

 

Como o cinema pode me ajudar a aprender inglês?

 

Para entendermos uma língua, não basta apenas compreendermos todas as palavras e estruturas gramaticais que estão sendo ditas. Há muito mais além disso.

 

As expressões corporais

Somos capazes de termos uma compreensão do que está acontecendo, mesmo que a gente não entenda a língua, através das expressões corporais, gestos de quem está falando.

 

O tom

O tom que a pessoa usa para se expressar também diz muito sobre o que ela está querendo dizer. Podemos, através do tom (e expressão corporal) compreender se a pessoa está brava ou alegre ou triste etc.

Um filme é, portanto, uma ótima forma de associarmos esses três aspectos da compreensão de um idioma: as palavras, a expressão corporal e o tom. Pode ter certeza que, dessa forma, sua compreensão e aprendizado de um idioma será muito mais eficiente.

Agora que já sabemos porque é tão bom usarmos o cinema para nos ajudar a aprender inglês, resta a pergunta: devo ver o filme com legenda ou sem?

Filme com legenda em português

Um filme em inglês com a legenda em português só é bom – pedagogicamente falando – caso você tenha um nível de inglês muito básico ou esteja começando a aprender. Ou seja, caso você não tenha conhecimento nem do inglês escrito, opte por legendas em português somente nesse início. Dessa forma, você compreenderá o filme e começará a ficar familiarizado com o som do inglês e algumas palavras ou expressões. Caso você tenha certo conhecimento da língua, não use legendas em português.

 

Legendas em inglês

Áudio em inglês com legendas em inglês é, definitivamente, a melhor opção para seu aprendizado. Mas por que? Dessa forma, você poderá associar o inglês escrito com o inglês falado. É mais fácil para nós lermos inglês do que compreendermos o inglês falado. Então, quando podemos ler o que está sendo dito acabamos aprendendo muito sobre como o inglês é, de fato, pronunciado e acabamos aprendendo muito vocabulário com essa prática.

Mesmo que você não compreenda tudo, tenha em mente que tudo é uma prática e, quanto mais você treinar mais fácil vai ficando. Pode ter certeza que seu nível de inglês melhorará muito se você fizer disso uma prática!

Se você quiser aprender inglês ainda melhor em uma escola de idiomas nos EUA, a gente te mostra os melhores cursos de lá, aí, é só você pesquisar os preços e quem sabe fazer seu sonhado intercâmbio! Para conferir as melhores escolas de inglês por lá, acesse nossa lista aqui!

Filme sem legenda

Filmes sem legenda são uma boa opção para quem tem um nível de inglês avançado. Dessa forma, você será capaz de usar o filme como um meio de ter contato com a língua sempre que puder e essa é uma ótima forma de manter o idioma fresco e fluente! Caso você ainda não seja fluente, opte pelas legendas em inglês.

 

Deixe seu comentário aqui e nos siga no Facebook e no Twitter para ler mais sobre idiomas e viagens! Não perca nossas dicas!
Volte ao CourseFinders.com para mais artigos sobre idiomas e estudos no exterior.
Encontre sua escola de inglês ideal nos EUA Compare preços e duração dos cursos