Um passeio por alguns alfabetos do mundo

Alfabeto é um conjunto de sinais gráficos que representam diferentes sons. Esses sinais gráficos e seus correspondentes vocais se chamam letras! Aqui no Brasil, e em grande parte dos países ocidentais, nos usamos o mesmo tipo de alfabeto que é o alfabeto latino ou romano. Este alfabeto é, de fato, o mais utilizado no mundo e portanto, o mais fácil de ser reconhecido por nós e pela maioria das pessoas. Mas existem variações do alfabeto latino e também outros tipos de alfabeto que são usados no mundo hoje em dia. Venha ver com a gente quais!

 

O alfabeto latino

 

Como dessemos anteriormente este é o alfabeto mais utilizado do mundo pois é o alfabeto da maioria das línguas européias. Seus caractéres básicos são A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W,X, Y, Z. Este alfabeto foi criado pelos romanos e se expandiu pela Europa devido as conquistas deste império.

 

O alfabeto árabe

 

arabe

 

Você sabia que o alfabeto árabe é o segundo alfabeto mais usado do mundo depois do latino?  Ele é usado para representar as língua árabes, o persa e berberes. Este é um alfabeto que se difere do nosso não só por seus sinais gráficos diferentes mas também porque, por exemplo, seus sinais representam apenas as consoantes. As vogais são representadas por sinais posicionados acima das consoantes. Além disso, ele possui 28 letras e é escrito da direita para a esquerda!

 

Caracteres chineses

 

A escrita chinesa é uma das mais antigas do mundo e ainda existente hoje em dia. Ao contrário do nosso alfabeto, é uma escrita formada por logogramas que não são letras em si mas sim símbolos que representam o conceito já formado da palavra.

 

O alfabeto grego

 

grego

 

O alfabeto grego é um alfabeto muito antigo apesar que hoje em dia, ele assume formas do alfabeto grego moderno em contraste com seu antecessor usado na Grécia Antiga. O alfabeto grego possui 24 letras e muitas delas n[os conhecemos por causa da matemática como delta, pi, omega!

 

O alfabeto cirílico

 

Este é um alfabeto usado pelas línguas eslavas como o russo, bielorusso, sérvio, ucraniano entre outros. Este alfabeto possui 44 letras.

 

O alfabeto coreano

 

Apesar de termos a impressão que ele é um sistema logográfico como o chinês, o coreano é um alfabeto mesmo como o nosso pois possui vogais e consoantes. O alfabeto possui 14 consoantes e 10 vogais!

 

Escrita japonesa

 

A escrita japonesa mistura ideogramas de origem chines e silabários japoneses. Silabários são símbolos para representar palavras que não possuem ideogramas que as representem. Alguns acham que a escrita japonesa e chinesa são muito parecidas ou a mesma mas, apesar do japones ter influencia chinesa, são dois sistemas bem distintos!

 

Deixe seu comentário aqui e nos siga no Facebook e no Twitter para ler mais sobre idiomas e viagens! Não perca nossas dicas!

 

Umas das melhores formas de aprender inglês é estudando em algum país onde a língua é falada. Se você quiser pesquisar escolas, preços e tipo de cursos acesse nosso site e a gente te mostra as melhores escolas no exterior! Basta enviar sua pergunta diretamente para as escolas que elas te dão todas as informações que você precisa!

 

 

 

This post is also available in: Espanhol

Encontre sua escola de idiomas ideal! Compare escolas para o intercâmbio dos seus sonhos!