Quais são as línguas latinas e onde são faladas?

As línguas latinas são também conhecidas como Românicas. São línguas modernas que evoluíram do Latim falado por volta do século VII d.C. no sul e oeste europeu.

 

As línguas românicas incluem espanhol, francês, italiano, português e romeno. Existem cerca de 330 milhões de falantes nativos do espanhol, 76 milhões do francês, 64 milhões de italiano, 200 milhões de português e 25 milhões do romeno.

Em 2015, o espanhol é a terceira língua mais falado por nativos, depois do inglês (380 milhões) e chinês (1.2 bilhões).

O espanhol é a mais falada das línguas românicas. É a primeira língua de vinte países ao redor do globo, e de quase todos os países da América do Sul (com exceção do Brasil). Ou seja, o Espanhol é certamente uma língua útil de se aprender.

Existem muitas semelhanças entre as línguas românicas, mas apesar disso, os falantes nativos de cada uma não se compreenderão, a não ser que estudem e aprendam uma outra língua românica.

Todas elas no entanto possuem uma clara semelhança ao Latim e podem ter suas origens traçadas à língua falada no Império Romano. Elas compartilham muito do vocabulário básico e várias estruturas gramaticais, mas com diferenças fonéticas.

Se você já é familiarizado com a gramática e vocabulário de uma das línguas românicas (como é nosso caso, já que falamos português),  terá uma enorme facilidade para aprender uma outra.

O mesmo vale para as línguas germânicas, que inclui o Inglês (380 milhões de falantes nativos), Alemão (100 milhões), Holandês (23 milhões). Os falantes nativos perceberão paralelos entre as línguas e provavelmente terão mais facilidade para aprender uma segunda língua germânica do que uma língua românica. Apesar de que isso não é necessariamente verdade, podem haver exceções.

No final, você deve escolher a língua que seja mais útil ou atraente para você. Aprender uma segunda língua será uma das coisas mais incríveis na sua vida. 

Find your perfect language school Search CourseFinders to find the course for you