Cinco dicas para educar crianças bilíngues

child-865116_640

Cinco dicas para educar crianças bilíngues

 

Cada vez mais pessoas hoje em dia educam seus filhos para serem bilíngues. Crianças pequenas tem muita facilidade em aprender uma segunda língua, mas o que fazer para se assegurar que seus filhos aprendam bem?

Hoje se viaja muito mais do que se fazia antigamente, e muitas famílias se mudam permanentemente para o exterior, ou muda-se sozinho e cria uma família no novo país.

Assim, hoje existem muito mais (sortudas) crianças bilíngues.

Elas crescem falando, escrevendo, lendo e compreendendo duas línguas como verdadeiros nativos.

Elas não soam desajeitadas como o resto de nós, que começamos a aprender a segunda língua já adultos, e para sempre teremos sotaque estranho e pequenos erros gramaticais. E elas nos deixam verdes de inveja ao soltar frases com velocidade e precisão autênticas, usando pronúncia e expressões que nós meros mortais podemos somente sonhar.

Quando perguntadas como sabem o que sabem, elas te olham de modo confuso e dizem: “não sei, apenas sei”.

No entanto, não é tão simples como apenas morar fora com seus filhos, casar com alguém de fora ou imergí-los em uma escola de língua estrangeira. Ter sucesso na educação bilíngue dos filhos exige planejamento e organização.

Muitas pessoas irão te dizer que crianças são esponjas mágicas capazes de absorver qualquer coisa em volta. Isso é verdade, mas até certo ponto. Elas devem ser colocadas nas situações certas e na mentalidade correta.

Então aqui vão as dicas:

  1. Certifique-se de que a criança está em permanente contato com a primeira e segunda língua por meio de falantes nativos.
  2.  Procure situações em que a criança precisa e quer falar a língua. Por exemplo, tente encontrar amigos de brincadeiras que também falam a mesma língua.
  3. Faça visitas regulares aos países onde a língua é falada para ter a experiência de como os nativos realmente falam e deixar a criança interessada na cultura.
  4. Tenha muitos recursos divertidos e informativos, como livros, desenhos animados, Shows de TV e jogos.
  5. Não desista ou se sinta desapontado quando, inevitavelmente, a criança começar a falar mais de uma língua do que da outra, e esteja constantemente a incentivando.
Find your perfect language school Search CourseFinders to find the course for you