Quando usar do e make?

Quando usar do e make?

 

Do e make são dois verbos em inglês que em português tem a mesma tradução: fazer. Isso faz com que a gente fique um pouco confuso na hora de saber qual dos dois usar.

 

Muitas vezes, pelo fato da tradução ser a mesma, temos a tendência de achar que em inglês o sentido dos dois verbos também é o mesmo e que podemos usar um ou outro independente da situação. Isso não é verdade no entanto! Hoje, então, vamos te mostrar quando usar do e quando usar make para que seu inglês fique cada vez melhor!

 

Apesar da primeira tradução de ambos os verbos ser fazer, existem traduções complementarem que nos ajudam a começar a diferencias os dois. Além de fazer, “do” também significa executar. Alé, de fazer. “make” também significa construir. Isso já nos abre uma boa visão sobre o assunto. “Do” é fazer no sentido de execução e “make” no sentido mais relacionado a contrução (não necessariamente de obras físicas.)

 

Vamos dar um exemplo muito claro que ajuda a clarificar essa ideia. Um professor precisa fazer uma atividade de casa para enviar para seus alunos. Ele quer abordar os assuntos ensinados em aula e tem q construir as questões e toda a atividade. Ele vai, portanto, “make” the homework. Já os alunos, quando receberem a atividade, vão responder as questões que já foram criadas, executando, assim, uma atividade apenas. Eles vão “do” the homework.

 

Outros exemplos:

Make

friends, a mess, an arrangement, money, breakfast, lunch, dinner, a complaint, the bed, a choice, noise

 

Do

the homework, the housework, your best, well, my hair, the dishes

 

E aí, você tem outros exemplos de expressões com do e make?

Deixe seu comentário aqui e nos siga no Facebook e no Twitter para ler mais sobre idiomas e viagens! Não perca nossas dicas!

 

Umas das melhores formas de aprender inglês é estudando em algum país onde a língua é falada. Se você quiser pesquisar escolas, preços e tipo de cursos acesse nosso site e a gente te mostra as melhores escolas no exterior! Basta enviar sua pergunta diretamente para as escolas que elas te dão todas as informações que você precisa!

 

Encontre sua escola de inglês ideal! Compare escolas de inglês nos Estados Unidos