O Dia Europeu das Línguas

EDL_Logo1_small2

O Dia Europeu das Línguas

O Ano Europeu das Línguas (AEL) aconteceu em 2001, promovido pela União Européia e o Conselho Europeu, com o objetivo de envolver uma maior parcela da população no aprendizado de idiomas. O êxito do programa foi surpreendente, envolvendo milhões de pessoas nos 45 países partipantes. As atividades visavam celebrar a diversidade linguística na Europa e promover o ensino de idiomas.

O êxito do AEL-2001 foi tão grande que a partir daí foi instituído o Dia Europeu das Línguas (EDL, na sigla em inglês), celebrado todo dia 26 de setembro desde então. No EDL, uma ampla variedade de eventos são organizados pelo continente, incluído aqueles direcionados às crianças, TV e rádio, aulas e conferências. Estes eventos não são organizados pela EU nem se beneficiam de recursos ou financiamento público. Estados-membros e parceiros em potencial tem liberdade para organizar as atividades. O Conselho Europeu pede a cada país participante para indicar um representante para ser o porta-voz de sua nação entre os eventos e o Conselho Europeu.

O EDL é destinado a um público amplo, incluindo políticos, público em geral e voluntários.

É um dia quando a Europa celebra o rico mosaico de diferentes línguas que coexistem no continente. As línguas evoluem constantemente e são fortalecem no intercâmbio com outras línguas, o que contribui para o enriquecimento linguístico e cultural. Existem mais de 225 línguas nativas na Europa, quase 3% do total mundial. A maioria é de origem Indo-Européia. Desde o fim do século 18, a língua mais difundida na Europa é o Russo, que substituiu o Francês. Contando apenas os falantes nativos, aproximadamente 150 milhões de europeus falam Russo diariamente, seguido de Alemão, (95 milhões), Turco (80 milhões), Inglês e Francês (65 milhões cada), Italiano (60 mihões), Espanhol e Polonês (40 milhões cada), Ucraniano (30 milhões) e Romeno (26 milhões). No aprendizado de segunda língua, o Inglês é a mais popular das línguas européis, seguido de Alemão, Francês, Italiano, Russo e Espanhol.

O EDL é um dia destinado ao estímulo do aprendizado de idiomas na Europa. Seus objetivos são:

  1. Chamar a atenção do público para a importância de aprender uma segunda língua, no intuito de aumentar o plurilingualismo e entendimento intercultural.
  2. Promover a rica diversidade linguística e cultural europeia
  3. Encorajar o aprendizado de idiomas por toda a vida, dentro e fora da escola

Há muitas formas de participar, desde as simples – como organizar uma noite de cinema com filmes em diferentes línguas ou ir a um bar ou restaurante especializado na culinária de determinado país – até as mais elaboradas, como eventos midiáticos de grande porte. A base de dados de eventos tem a lista de todas as atividades que foram publicadas no site do EDL desde 2002 e compõe uma boa lista de sugestões (acesse clicando aqui). Não importa a dimensão, o princípio é simples:

  1. Ter uma boa idéia
  2. Organizar e promover a iniciativa
  3. Registrar o evento na base de dados do EDL
  4.  Mãos à obra!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Find your perfect language school Search CourseFinders to find the course for you