Aproveite ao máximo seu intercâmbio

plane-841441_640

Aproveite ao máximo seu intercâmbio

 

Chegada

Estudar fora pode ser uma experiência estonteante. Quando chega no país de intercâmbio, você se sente nervoso, empolgado, com saudade de casa somada ao jetlag, e aturdido pelo excesso de novas informações. Está exposto a novas possibilidades e quer experimentar de tudo. No entanto, a chave para um intercâmbio de sucesso é manter os pés no chão e fazer as escolhas certas.

 

Não deixe a saudade de casa tomar conta

Deixar seu país para estudar fora é sair de sua zona de conforto. Lembre-se que não está indo embora para sempre e que vai voltar para casa. Provavelmente vai acabar não tendo vontade de voltar a seu país depois de uma ótima experiência. Os primeiros dias são os mais difíceis, quando ainda não conhece ninguém, em um lugar estranho e cercado de gente que não fala sua língua. Dê alguns dias, você vai conhecer novos amigos e logo vai se sentir em casa no novo país.

 

Faça uma lista do que quer fazer

Antes de sair de casa, faça uma lista de coisas específicas que gostaria de fazer no exterior. Pode ser uma viagem a algum lugar interessante, ver um momumento famoso, experimentar a comida regional e qualquer outra coisa que você sempre tenha sonhado. Pesquise a cidade onde você irá viver para ter algumas idéias. Seja criativo! Fale com seus amigos e parentes que já foram a este lugar, eles podem ter idéias interessante e que você não tinha pensado. Lembre-se do tempo que tem para riscar esses itens da lista e escolhe as coisas a seu alcance.

 

Tenha um plano

Mesmo com a lista em mãos, planeje tudo. Reserve um tempo para viajar e passear. Primeiro separe duas semanas para se acostumar ao novo país e depois na nova cultura. Não esqueça de incluir os estudos nos planos!

 

Conheça a família que vai te hospedar

Se vai ficar com uma família, dedique algum tempo para conhecê-los. Você vai passar um bom tempo com eles. Lembre-se de manter uma postura de respeito para com eles e sua cultura e tradições. No primeiro dia tenha uma conversa para saber de regras, o que você espera e o que eles esperam da experiência. Eles irão te incluir nas suas rotinas, falar sobre o novo país. Seria interessante que você também fale um pouco sobre de onde veio. Se quiser, traga um souvenir de seu país para dá-los de presente.

 

Entrose com os nativos

Viva como um local – faça o que eles fazem (dentro do razoável, claro!). Sua nova família ou os professores pode te dar algumas dicas. Tente fazer o máximo possível de amigos nativos. Seja aberto, fale com as pessoas e não tenha medo de fazer perguntas. Junte-se a um clube ou uma atividade extra-classe para conhecer novas pessoas. Participe de celebrações locais, vá a festivais, feiras e piqueniques. Você terá chance de aprender sobre as tradições e conhecer a comunidade em que está vivendo.

 

Estude de verdade

Não se esqueça que está morando fora para ESTUDAR. Então estude mesmo. Vá e participe ativamente das aulas, faça o dever de casa e dedique algum de seu tempo livre para revisões. Assim chegará a aula preparado. Não hesite em fazer perguntas ao professor e aos colegas. Faça dos estudos sua prioridade, afinal é a razão pela qual está lá. Mantenha uma atitude positiva e não enxergue os estudos como uma desvantagem do seu intercâmbio. Lembre-se de todos os benefícios que vêm com uma nova língua, como: melhores oportunidades de trabalho, expansão dos horizonte e uma atitude mais aberta, poder ver filmes em outras línguas, entender música e literatura.

 

Conheça seu orçamento

Planeje suas despesas. Provavelmente o melhor caminho é estabelecer um limite semanal e não o exceda. Guarde um dinheiro para lembranças e despesas inesperadas. Lembre-se de que irá gastar algum dinheiro com excursões e outras atividades como cinema e festas.

 

Tire o máximo proveito de seu intercâmbio, seja razoável e divirta-se!

Find your perfect language school Search CourseFinders to find the course for you