As línguas latinas são também conhecidas como Românicas. São línguas modernas que evoluíram do Latim falado por volta do século VII d.C. no sul e oeste europeu.

As línguas românicas incluem espanhol, francês, italiano, português e romeno. Existem cerca de 330 milhões de falantes nativos do espanhol, 76 milhões do francês, 64 milhões de italiano, 200 milhões de português e 25 milhões do romeno.

Em 2015, o espanhol é a terceira língua mais falado por nativos, depois do inglês (380 milhões) e chinês (1.2 bilhões).

O espanhol é a mais falada das línguas românicas. É a primeira língua de vinte países ao redor do globo, e de quase todos os países da América do Sul (com exceção do Brasil). Ou seja, o Espanhol é certamente uma língua útil de se aprender.

Existem muitas semelhanças entre as línguas românicas, mas apesar disso, os falantes nativos de cada uma não se compreenderão, a não ser que estudem e aprendam uma outra língua românica.

Todas elas no entanto possuem uma clara semelhança ao Latim e podem ter suas origens traçadas à língua falada no Império Romano. Elas compartilham muito do vocabulário básico e várias estruturas gramaticais, mas com diferenças fonéticas.

Se você já é familiarizado com a gramática e vocabulário de uma das línguas românicas (como é nosso caso, já que falamos português),  terá uma enorme facilidade para aprender uma outra.

O mesmo vale para as línguas germânicas, que inclui o Inglês (380 milhões de falantes nativos), Alemão (100 milhões), Holandês (23 milhões). Os falantes nativos perceberão paralelos entre as línguas e provavelmente terão mais facilidade para aprender uma segunda língua germânica do que uma língua românica. Apesar de que isso não é necessariamente verdade, podem haver exceções.

No final, você deve escolher a língua que seja mais útil ou atraente para você. Aprender uma segunda língua será uma das coisas mais incríveis na sua vida.