Qual o melhor momento para fazer intercâmbio?

Qual o melhor momento para fazer intercâmbio?

 

pessoas picnic no intercambio

 

Na hora de fazer um intercâmbio, varias dúvidas surgem na nossa cabeça. Entre elas: para onde ir? Quanto tempo ficar? Que língua estudar? Quanto dinheiro vou gastar?

 

Nós já demos algumas dicas sobre isso no nosso site como “Um guia completo para estudar na Inglaterra“, “Como obter visto de estudante para os Estados Unidos“, “As 5 melhores cidades para estudantes nos EUA” e “Dicas para juntar dinheiro para seu intercâmbio“.

 

Hoje vamos te dar algumas dicas sobre qual o melhor momento para ir estudar fora do país! Venha conferir!

 

Ensino Médio

 Vantagens:

Estudar em outro país durante seu ensino médio irá fazer com que você crie uma independência que é muito difícil se ter nessa idade quando nós moramos com nossa família. Além disso, nesta época, os intercâmbios disponíveis geralmente te colocam em alguma casa de alguma família local. Isso fará com que você esteja inserido 24 horas por dia na cultura do país onde deseja estudar. Ficar em um casa de família também te poupa gastos com acomodações externas já que a acomodação nesse caso já está incluído do preço do intercâmbio. Fazendo um intercâmbio no ensino médio também te fará obter uma fluência no idioma ainda na adolescência e isto irá te trazer muitas vantagens no seu futuro!

 

Desvantagens:

O ensino médio é um período estressante na vida dos estudantes pois há sempre a pressão do vestibular. O ensino nos outros países não são exatamente da mesma forma que no Brasil. As escolas no EUA ou Inglaterra tem uma educação pública muito bom mas o conteúdo cobrado nas escolas por lá não são necessariamente o mesmo que será importante para sua formação aqui. Um intercâmbio durante o ensino médio faria com que você deixasse de estudar a matéria cobrada no vestibular brasileiro por 6 meses ou um ano.

 

Sendo assim, o melhor ano para fazer intercâmbio no ensino médio e o segundo ano do mesmo. No primeiro, você pode ser ainda muito jovem para morar em outro país sem seus pais e no terceiro é melhor focar no vestibular!

 

Faculdade:

Vantagens:

A faculdade é um dos melhores momentos para se fazer um intercâmbio pois você já terá maturidade e idade suficiente para viver a cultura local com mais liberdade. Além disso, não há tanta pressão em relação a trancar a faculdade para estudar fora pois você já está lá dentro! É uma época que você viverá muitos experiências boas e aprenderá muito!

 

Desvantagens:

A única desvantagem de se fazer intercâmbio nessa época é realmente se o seu curso demanda mais do que te permite passar um tempo fora ou se você precisa ter uma data específica para se formar. Se este for o caso, espere mais um pouco!

 

Depois de formado:

 

Após o seu curso de graduação, você pode querer fazer intercâmbio por dois motivos: estudar uma língua no exterior ou fazer algum curso de pós-graduação.

Os cursos de pós geralmente são pagos mas com certeza isso acrescentará muito peso ao seu currículo e te deixará um candidato mais forte no mercado de trabalho. Lembre-se no entanto, que para fazer uma pós no exterior o idioma falado no país ou o inglês já devem estar dominados pois há testes de proficiência na língua antes que você seja aceito na faculdade.

 

Uma pós no exterior implicará muita dedicação nos estudos. Obviamente você terá tempo para conhecer o lugar, fazer amigos, sair, experimentar a culinária local e fazer viagens mas seu foco será obter o seu diploma.

 

Se você deseja fazer um intercâmbio depois de formado para aprender ou aprimorar o idioma a ser estudado, este é também um ótimo momento. Após formado, você provavelmente já pode fazer os planos com seu próprio dinheiro ou pode até mesmo tentar arrumar um emprego no país aonde estará indo. Faça contatos e fique bastante fluente!

 

Para procurar cursos de idioma em qualquer lugar do mundo clique aqui. É só digitar o destino ideal para você que a gente te mostra as melhores escolas da região! Depois é só mandar sua pergunta sobre preços e duração dos cursos!

 

Se nesse momento da sua vida você já tem um emprego fixo, você terá que por na balança se deseja deixá-lo para fazer seu intercâmbio! Nossa dica? Uma experiência dessa te enriquecerá culturalmente, te fará mais fluente em um idioma e pode melhorar suas possibilidades para o futuro mas, pense bem e coloque tudo na balança!

 

Siga a gente no  Facebook e no Twitter para ler mais sobre idiomas e viagens!

 

Leia  também:

 

Como aprender qualquer língua mais rapidamente?

 

5 destinos originais para estudar inglês no exterior

Os 10 idiomas mais difíceis para os falantes do português

 

5 línguas para ganhar mais dinheiro

 

Find your perfect language school Search CourseFinders to find the course for you